Série de posts: 5 Coisas nerds para se fazer em NYC!

Postado por Ribas em 10 de setembro de 2010 em Viagens com as tags , , , ,

Este ano tive a oportunidade de conhecer NYC, fiz uma viagem de 10 dias para a “Big Apple”, como todos chamam, inclusive os americanos, acho legal compartilhar aqui com vocês um pouco da experiência que tive, vivendo lá mesmo que por um curto período. Essa cidade é algo que você precisa ver de perto, pelo menos uma vez na vida, é uma mistura fascinante de culturas, de gente, comidas e etc.

E acredito que é a cidade americana que mais recebe bem aos turistas, uma coisa curiosa que aconteceu muito comigo lá, é que quando eu parava numa rua para tirar fotos da cidade, pessoas me abordavam e perguntavam de onde eu era e etc, aconteceu até algo bem insólito, eu parei em uma rua para olhar um mapa, e veio um policial americano falar comigo, eu tinha uma etiqueta com a bandeira do Brasil na mochila, ele viu a bandeira e veio falar comigo em português, perguntou se eu queria ajuda, disse que adorava o Brasil e que conhecia o Rio de Janeiro (minha cidade natal), com minha experiência lá, eu acabo crendo que pelo menos a maioria das coisas que as pessoas dizem por aí sobre os Estados Unidos e sobre americanos, é coisa de quem nunca esteve lá.

Uma coisa interessante, que é o que falo com as pessoas que me perguntam como é estar lá, eu respondo o seguinte: Vemos NY em filmes desde pequenos, e quando se tem a oportunidade de ver este lugar bem de perto, parece mesmo que você está num filme. É mágico!

Este é o espírito de NYC.

THE BEAT OF NEW YORK from tim hahne on Vimeo.

Mas vamos ao que interessa, eu resolvi fazer uma série de 5 posts (na verdade serão 6 por que este é o primeiro) com coisas nerds a se fazer em NYC, claro que existem muito mais do que 5 coisas nerds para se fazer lá, inclusive algumas não fiz, como ir ao famoso Tom’s Restaurant, do seriado Seinfeld e ir ao Soup Nazi verdadeiro… mas acho que é impossível ver tudo em apenas 10 dias.

Pra começar vou dar algumas dicas básicas de como sobreviver lá em 10 dias.

1 Dinheiro.


Guarde dinheiro para a viagem, pois lá temos acesso fácil a muitas coisas que aqui no Brasil custam R$ 200,00 reais, lá custam U$ 20,00 dólares, como, livros, games, roupas, e quinquilharias em geral. Lembrando que tudo que você compra existe uma taxa que não consta no preço exposto, para cada estado americano a taxa é um valor diferente, no caso de NY a taxa é de 9%, ou seja, cada coisa que você compra, no caixa você paga 9% a mais. Eu fiz a besteira de ir na Game Stop logo no segundo dia, resultado: gastei todo meu VTM! Essa foto aí de cima é a minha mala! :(

2 Transporte.


Cuidado ao chegar na cidade, pois se você vai ficar em Manhattan, é longe do aeroporto JFK, então o negócio é pegar um táxi daqueles amarelinhos, eu me ferrei nessa, por que peguei um táxi de luxo, por engano, foi o táxi mais caro da minha vida, somente U$ 130,00 dólares, tudo por quê minha esposa ficou desconfiada de um indiano que veio ofecer táxi, e fomos com um cara engravatado que achamos que era algum tipo de segurança do aeroporto, mas na verdade o cara era motorista de luxo! A primeira frase que ouvi do cara foi: “Welcome to Big Apple man!!”, um dado relevante, o cara era IGUAL ao Shaquille O’Neal. :)

Outra dica é: Ande de metrô! É mais barato, você pode comprar um metrocard, direto na estação, eu por exemplo paguei U$ 27,00 dólares num cartão que vale 7 dias, e é ilimitado, você anda quantas vezes quiser ou precisar durante sete dias e ele vale também para ônibus. O metrô pode parecer confuso, por que por ele você pode chegar a qualquer lugar da cidade. Para se guiar no metrô você pode comprar um mapa, que é vendido em qualquer mercadinho Wallgreens ou Duane & Reade, custa em torno de U$ 6 dólares mais ou menos, ou se você tiver iPhone ou algo do gênero, pode baixar um mapa de NY, eu baixei um chamado Up Next, uma app pra iPhone que é free, nele você pode usar sua localização atual no mapa para se guiar, pode marcar os lugares que você quer ir, e ele já vem com o mapa do metrô mostrando as estações.

3 Comida.


Se você vai viajar com a grana contada, (foi o meu caso) economize em comida, coma fast food, Mc Donalds, Burguer King e afins, e não se preocupe em engordar, por que lá você anda MUITO, e acaba gastando todas as calorias que você consome, mas, reserve um dia pelo menos para comer com dignidade, (mas se você tem grana, coma com dignidade todos os dias…) eu tive a sorte de encontrar com minha chefe lá, e ela nos levou para jantar num restaurante japonês muito bom, e outro dia que comi bem, foi no Bubba Gump, um restaurante temático do filme Forrest Gump, recomendo, vou falar sobre ele num dos próximos posts, e o melhor não é caro, o preço é equivalente ao Out Back por exemplo. Outra dica com relação a comida é: prove coisas que normalmente não se encontra aqui, café com waffles, panquecas, e o famoso cachorro quente de rua de NY.

Os próximos posts serão:

1 Kid Robot
2 Toys R Us
3 Museu Nacional de História Natural
4 Pontos Turísticos, Artístas de Rua e Compras
5 Forbidden Planet

Espero que gostem! Qualquer coisa que queiram perguntar, terei prazer em responder, pode ser por aqui, comentando o post ou pelo twitter. Fiquem à vontade! :)